Back

Segundo a Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT/DSQA), o diagnóstico de necessidades de formação consiste na deteção de carências, a nível individual e/ou coletivo, referentes a conhecimentos, capacidades e comportamentos, tendo em vista a elaboração de um plano de formação. Consiste numa exploração sistemática da situação organizacional, normalmente ligada à performance da organização nos seus diversos níveis de análise: o contexto e cultura da organização, o posto de trabalho e o nível individual.

Por sua vez, P. Bramley é de opinião que existem três níveis de análise de necessidades de formação:

  • A organização. Diz respeito às orientações estratégicas da organização. Qualquer alteração na estratégia da empresa só é efetivada se for comunicada aos colaboradores, o que pressupõe algum tipo de modificação na relação entre organização e trabalho.
  • O trabalho. Diz respeito aos requisitos do posto de trabalho. No fundo, responde à questão: quais os conhecimentos, o saber fazer e os comportamentos que o seu titular deve possuir e exercer? Se o colaborador não tiver as competências que o posto de trabalho requer, é necessário pensar a formação de modo a munir o colaborador das ferramentas e recursos que possibilitem executar o seu trabalho com sucesso.
  • A pessoa. Diz respeito às necessidades e expectativas de desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.

O primeiro passo num diagnóstico de necessidades de formação destina-se a avaliar a performance da organização e dos respetivos colaboradores.

Devem definir-se dois níveis de análise:

a) A situação atual. Deve determinar-se o estado atual de conhecimento, atitudes e competências dos colaboradores atuais ou futuros. Esta análise deve ter em conta os objetivos organizacionais, o clima e as condições internas e externas da organização.

b) A situação necessária/desejada. Identificam-se aqui as condições necessárias ou desejadas para o sucesso organizacional. Pode passar pela definição de requisitos ao nível do posto de trabalho dos colaboradores: os conhecimentos e competências necessárias para desenvolver o trabalho com sucesso.

Qual é o estádio de conhecimento ou de proficiência de competências que precisamos para atingir os objetivos que nos propomos atingir, partindo das condições atuais? A diferença entre estas duas situações, a desejada e a atual, evidencia gaps que podem ser colmatados com o desenvolvimento de planos de formação adequados. É isto que se pretende com a definição destas duas situações.

Tendo em atenção as necessidades das Organizações a Densisfor Consulting promove:

  • O Diagnostico e avaliação das necessidades de formação profissional e escolar nas empresas, organismos e instituições;
  • Fazemos o balanço de competências das empresas, organismos e instituições;
  • Inventariamos e identificamos as necessidades de educação e de formação da população jovem e adulta;
  • Concebemos formação à medida das suas necessidades.

Se desejar elaborar o seu próprio diagnóstico formativo, sugerimos a frequência da acção de formação “Diagnosticar para Obter“, acção esta preparada e estruturada para as suas necessidades.