- Enquadramento
- Requisitos
- Objetivos
- Saidas Profissionais
- Destinatários
- Programa
- Duração
- Certificações
Enquadramento do curso de Gestão de Ginásios
Requisitos do curso de Gestão de Ginásios
Todos os interessados na atividade profissional na área de Gestão de Ginásios devem ter :
Idade mínima de 18 anos;
Habilitações literárias: escolaridade mínima obrigatória (em função da data de nascimento).
Objetivos do curso de Gestão de Ginásios
O formando deverá identificar e compreender o enquadramento normativo (especifico ou geral) que regula a sua atividade e é capaz de o fazer respeitar e acompanhar a sua evolução.
O formando deverá reconhecer os recursos humanos como o recurso mais importante de uma organização e é capaz de implementar eficazmente as ações de seleção, de avaliação, de motivação e liderança necessárias à prossecução dos objetivos da sua organização.
O formando deverá ser capaz de montar e controlar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores.
O formando deverá ser capaz de dinamizar produtivamente os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes.
O formando deverá reconhecer a qualidade como um meio essencial ao sucesso da sua organização e é capaz de monitorizar um sistema de qualidade esboçado por especialistas.
O formando deverá dominar as ferramentas essenciais do Marketing, sendo capaz de implementar, com base numa análise grosseira do mercado, uma adequada política de comunicação, de preço e de fidelização de clientes.
O formando deverá ser capaz de implementar e monitorizar um sistema de gestão orçamental rigoroso, dominando os conceitos, os rácios e os mapas contabilísticos essenciais a uma adequada execução orçamental.
Saídas Profissionais do curso de Gestão de Ginásios
Direção e Gestão de Piscinas
Direção e Gestão de Ginásios
Direção e Gestão de Healthclubs
Direção e Gestão de Clubes Desportivos
Estruturas Públicas (Autarquias, Juntas de Freguesia, etc)
Destinatários do curso de Gestão de Ginásios
Proprietários e Diretores de ginásios e demais organizações relacionadas com o bem-estar (wellness);
Licenciados / estudantes e gestores nas áreas do exercício, bem estar, gestão, economia e afins que pretendam desenvolver os seus conhecimentos na área da gestão do bem-estar, fitness, gestão e liderança;
Detentores do TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico);
DT (Diretores Técnicos) que pretendam obter unidades de crédito para formação contínua.
Programa do curso de Gestão de Ginásios
Princípios fundamentais de gestão.
Gestão Orçamental de Ginásios.
Gestão Comercial e Gestão de Clientes na área desportiva.
Gestão da Qualidade e Gestão das Actividades na área desportiva.
Gestão Administrativa e Gestão do Pessoal. na área desportiva.
Duração do curso de Gestão de Ginásios
O curso tem de duração 50H distribuído por 12 sessões de 4 horas, sendo a última sessão apenas de 2 horas.
Certificação do curso de Gestão de Ginásios
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.