Programa do curso de Gestor de conteúdos Online

Programa do Curso de Gestor de Conteúdo Online

Parte 1 – DEFINIR A ESTRATÉGIA NAS REDES SOCIAIS

1 – Identificar os perfis profissionais e ferramentas de comunicação digital

Novos consumidores, novos comportamentos de compra (ZMOT), nova abordagem à informação: oportunidades e riscos para as marcas.

O ecossistema social: ferramentas para diferentes dispositivos.

Novas oportunidades de comunicação: Responsável de redes sociais, Gestor de comunidade, Responsável de marketing digital…

2 – Criar uma estratégia nas redes sociais

Construir um plano de comunicação 2.0: estruturar um diagnóstico de redes sociais, integrar meios de comunicação social na sua estratégia multicanal.

Construir um plano de ação operacional: página no Facebook, conta no Twitter, YouTube, blogs ou Tumblr – como escolher um canal de comunicação de acordo com o negócio e objetivos da organização.

3 – Analisar as Comunidades Digitais

Conhecer os diferentes tipos de influenciadores (bloggers, “mavens” e detratores).

Compreender os diferentes tipos de comunidades.

Analisar a presença de concorrentes e influenciadores.

Analisar o fluxo de informações e o tom das mensagens.

Antecipar e gerir uma crise digital.

4 – Organizar um sistema de utilização estratégica nas redes sociais

Criar, preparar e planear a organização das redes sociais.

Conhecer e utilizar ferramentas de gestão.

Definir critérios de desempenho (KPI) e escolher as ferramentas de gestão e análise.

 

Parte 2 – DEFINIR A GESTÃO DA COMUNIDADE

1 – Compreender os princípios-chave de animação de uma comunidade

Definir processos, procedimentos de escrita e regras editoriais para as redes sociais.

Como ajudar os utilizadores a interagirem.

2 – Utilizar as principais redes sociais

Criar e gerir uma página no Facebook.

Gerir uma conta no Twitter.

Gerir uma página de empresa no LinkedIn.

As novas redes sociais.

 

Parte 3 – IMPLEMENTAR O PLANEAMENTO

1 – Utilizar o novo ecossistema digital P.O.E.: Paid Media (Anúncios) conteúdo próprio (Owned Content) Earned Media (Ex: na página do Facebook).

O novo ecossistema da publicidade digital.

A referência social, um vetor estratégico de tráfego.

Instrumentos e indicadores de audiência e influência.

2 – Gerir a atividade

Definir os KPI (Key Performance Indicators) e atingir objetivos estratégicos (público-alvo, alcance, interação, etc.).

Acompanhar, analisar indicadores e calcular o ROI (público, influência, pós cliques).

Avaliar Insights.

Propor áreas de melhoria