- Enquadramento
- Requisitos
- Saidas Profissionais
- Destinatários
- Objetivos
- Programa
- Duração
- Certificação
Enquadramento do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Curso devidamente homologado pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), com o certificado de homologação C857003;
Permite a certificação das competências pedagógicas de um formador, dando acesso ao CAP – Certificado de Aptidão Profissional de Formador.
Construído em função das orientações exigidas pelo IEFP, este curso é ajustado metodologicamente pela B-Training, Consulting a cada grupo de formação. Porque cada indivíduo é diferente do demais, as metodologias utilizadas na formação vão ao encontro do perfil do grupo de participantes.
Requisitos do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Todos os interessados na atividade profissional na área devem ter:
Idade minima de 18 anos
Habilitações Literárias:
Escolaridade minima obrigatoria (em função da data de nascimento)
Saidas profissionais do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
- Este curso permite a aquisição de competências ao nível das metodologias e processos pedagógicos, no âmbito da formação profissional, que possibilitem o acesso à certificação de aptidão profissional como Formador.
Destinatários do Curso de Formação de Formadores
Nos termos dos n.º 3 e 4, do artigo 3.º, da Portaria n.º 214/2001, de 30 de Maio, a Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam obter o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador e respondam aos requisitos obrigatórios.
Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
Objetivos do curso de Formação de Formadores
Objetivo Geral:
Promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- Na gestão e coordenação de formação;
- No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
Objetivos Específicos
1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
3. Refletir sobre os sistemas de formação:
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Programa do curso de Formação de Formadores
Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da DensisFor Consulting, serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
Módulo I – Formador: Sistema, Contextos e Perfil
· Formador: Contextos de Intervenção (6h);
· Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).
Módulo II – Simulação Pedagógica Inicial
· Preparação e Concretização das Simulações (4h);
. Análise e Projeto de Melhoria (6h).
Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
· Comunicação e Comportamento Relacional (6h);
. Diversidade no Contexto de Formação (4h).
Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
· Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);
· Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).
Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
· Competências e Objetivos Operacionais (4h);
· Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).
Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia
· Exploração de Recursos Didáticos (4h);
· Construção de Apresentações Multimédia (6h).
Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
· Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);
· Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).
Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
· Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);
· Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).
Módulo IX – Simulação Pedagógica Final
· Preparação e Concretização das Simulações (4h);
· Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h).
Duração do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
O curso de formação Pedagógica Inicial de Formadores tem a duração de:
90 horas
Certificação do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
O Certificado de Formação Profissional é emitido pela DensisFor Consulting através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério da Educação (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
O Certificado de Competências Pedagógicas é emitido pelo IEFP (processo independente e automaticamente desencadeado no fim do curso). De acordo com a portaria 214/2011 de 30 de Maio os Certificados de Competências Pedagógicas são emitidos de forma automática e por via eletrónica através do Portal NetForce, após o registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pedagógicas;
A realização do pagamento inerente aos encargos de emissão do Certificado de Aptidão Profissional, é efetuado pelos formandos de acordo com previstos no 11º. Artigo.